28.10.10

11ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS

Des Hommes et Des Dieux (Dos Homens e dos Deuses) – 2010
de Xavier Beauvois

Trailer


Um drama baseado em factos reais sobre oito monges num mosteiro nos confins da Argélia. Este é um filme sobre o ser humano e a humanidade, retratando a harmonia e a ajuda entre cristãos e a população muçulmana, em dissonância com os atentados dos grupos fundamentalistas islâmicos na região. É um filme lento e pejado de dignidade, com uma enorme coerência entre o dever fazer e o fazer realmente no sentido de missão suprema.
Foi filmado em Marrocos e não na Argélia, bafejado por uma fotografia, tão mágnifica quanto silenciosa ou solitária, das altas montanhas do Atlas.
A cena do último jantar dos monges começa por ser enquadrada pela imagem reflectida num espelho rectangular passando,  posteriormente, para um “close-up” de cada um dos monges ao som  do Lago dos Cisnes op. 20 de Tchaikovsky. Aqui não existem falas e nesta intensa passagem o realizador procurou fazer a alusão à “Última Ceia” de Da Vinci. Demorou cinco horas para ser rodada, servindo como um pronúncio, latente nos rostos expressivos dos personagens. A música foi especialmente escolhida para reproduzir o efeito desejado
Este filme teve o Grande Prémio de Cannes 2010.


Hors-La-Loi – 2010
De Rachid Bouchareb

Trailer


Conta-nos a história de três irmãos expulsos da Argélia e da sua luta pela libertação do seu país. É um filme solidamente conseguido, encabeçado por Jamel Debbouze, o actor lançado com o filme “O Fabuloso Destino de Amélie”, cujo tema é um período da história muitas vezes esquecido. Thriller intenso, forte e bem interpretado.

(continuação amanhã)


Pedro Mendes Madeira

Sem comentários: