28.10.10

11ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS

Micmacs À Tire-Larigot – 2009
de Jean-Pierre Jeunet

Trailer


Interpretado por Danny Boon, o actor e realizador do enorme sucesso “Bem-vindo ao Norte”, encarna um tipo que se quer vingar de dois grandes barões da industria bélica, que indirectamente se cruzaram na sua vida devido a uma bala que se alujou na sua cabeça e a uma mina que matou o seu pai. Para tal recorre às estratégias mais hilariantes e a um engenhoso grupo de amigos nesta recomendável comédia.
Jeunet, detentor de uma experiência comprovada, tem-nos vindo a presentear com fabulosas comédias, entre elas “O Fabuloso Destino de Amélie”, filme este que voltou a pôr o cinema francês nos píncaros do cinema mundial. Nesta nova comédia vai buscar muito do burlesco característico do “Delicatessen”, o seu primeiro grande sucesso. Presta-lhe uma homenagem através de uma piscadela de olho em pequenos apontamentos tais como um excerto da música desse filme ou mesmo a referência ao submundo dos esgotos, aqui paralelamente retratado com o mundo dos sucateiros. De resto, todo o estilo, técnica e forma de filmar continuam a ser características imutáveis deste gigante do actual cinema francês.


Mammuth – 2010
de Benoît Delépine e Gustave Kervern

Trailer


Filme tão simples quanto bizarro, encabeçado por Gerard Depardieu, um reformado numa viagem errante ao seu passado em busca dos antigos papéis de vencimento. Mammuth é a alcunha do personagem e também o modelo da mota que o leva pela França profunda, neste livro da vida folheado ao contrário. Pelo caminho, Mammuth vai-nos dando as peças do puzzle, fornecendo-nos também pistas de que é uma pessoa tão bruta quanto sensível e simples.
Depardieu, embora cada vez mais parecido com Obélix, brinda-nos com uma representação sem mácula, numa película com algumas pinceladas de autor.

(continuação amanhã)


Pedro Mendes Madeira

Sem comentários: