22.10.10

a cidade de cada um...

Pasolini e La Forma Della Citá 
de Pier Paolo Pasolini e Paolo Brunatto

15' Itália 1974




O filme de Pasolini, realizado para a televisão, é um poderoso ensaio sobre a forma da cidade, sobre a representação do espaço público e acerca do progresso e da transformação urbanística, tendo por base a antiga cidade italiana de Orso. 


Helsinki Forever
de Peter von Bagh
75' Finlândia 2008





O filme de Peter von Bagh é uma montagem de elementos fílmicos relativos à cidade de Helsínquia – tal como é representada no cinema, na pintura, literatura, na música, num ensaio sobre a cidade, as suas imagens e a complexa relação com a História. 


A cidade, e não apenas no seu confronto com o campo, sempre foi tema de filmes. Da inigualável Metropolis de Fritz Lang à mais recente Paris de Cédric Klapisch, passando pelas Wings of Desire de Wim Wenders, a cidade como personagem principal ou elemento fundamental na acção narrativa.

Douro, Fauna Fluvial, de Manoel de Oliveira ou Lisbon Story de Wim Wenders são talvez os exemplos que nos são mais  próximos, pelo que ficam as questões: Como se filma a cidade de cada um de nós? Qual o melhor filme sobre uma cidade? É realmente possível filmar uma cidade ou como dizia Pasolini há algo numa cidade que lhe transmite uma identidade e personalidade própria que não pode ser capturado?

Sem comentários: